21.11.13

O Céu Está Em Todo Lugar - "O que eu aprendi com..." #06



Caros leitores, essa semana irei falar de um livro que não é muito conhecido, e eu só comprei-o porque estava na promoção. No entanto, depois que li, eu me encantei pelo livro, pelo enredo dele, e atrevo-me a dizer que é um dos melhores livros que já li. É possível defini-lo como uma literatura que mostra o jovem com pensamentos adultos e complexos, que sim, nós temos todos os dias. A maioria de livros sobre adolescentes coloca-nos como pessoas banais com pensamentos medíocres, porém algum autores, como o John Green, têm percebido que um jovem pode pensar de forma tão madura quanto o resto dos adultos.
“Mas Duda, que livro é esse?”. Ele se chama “O Céu Está Em Todo Lugar”, da Jandy Nelson. Logo na capa tem uma frase que me fez querer ‘devorar’ o livro, a qual é: “Eu deveria estar de luto, não me apaixonando”. Outra frase é “Às vezes é preciso perder tudo para encontrar a si mesmo”.
Eu me apaixonei por esse livro, e já o reli várias vezes. Estranhamente, tornei minha uma mania louca de Lennie, a personagem principal. Ela escrevia poesias e textos em pedaços de papel, nas paredes, na sola do sapato. Quando os objetos eram descartáveis, ela jogava-o fora, fazendo com que seus sentimentos ao vento. Ando fazendo isso desde que li a história dessa garota de dezessete anos que perde a irmã e se vê perdida entre o namorado da irmã falecida e um boy magia.
O mais interessante desse livro é que Lennie não parece ter dezessete anos, e ainda assim, ela consegue representar diversos medos que tenho certeza que não sou a única que sinto. Mas vamos ao grande show!

Sinopse:

Lennie Walker, obcecada por livros e música, tocava clarinete e vivia de forma segura e feliz, à sombra de sua brilhante irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre de forma abrupta, Lennie é lançada ao centro de sua própria vida, e, apesar de não ter nenhum histórico com rapazes, ela se vê, subitamente, lutando para encontrar o equilíbrio entre dois: um deles a tira da tristeza, o outro a consola. 
O romance é uma celebração do amor, também um retrato da perda. A luta de Lennie, para encontrar sua própria melodia em meio ao ruído que a circunda, é sempre honesta, porém hilária e, sobretudo, inesquecível.

"É romântico sem ser meloso e leva às lágrimas sem ser exagerado – o que mais o leitor pode querer? " 

Começo dizendo que esse livro ensina principalmente sobre amadurecer. Às vezes temos pensamentos adultos, mas ainda somos frágeis diante da vida. Conseguimos fazer coisas que outras pessoas não têm capacidade, no entanto, a vida é obrigada a pregar-nos peça para que sejamos algo que suporte.

Lennie é quieta, romântica e não desgruda de seu livro favorito. Fala sério, será que alguém consegue enfrentar o mundo sendo sempre ingênuo? Infelizmente, a dor é um excelente processo que resulta no crescimento pessoal. Ninguém pode negar isso. 
Aprendi, também, que temos que nos permitir errar, e ainda assim, tentar outra vez. Mesmo que as coisas pareçam impossíveis de serem consertadas, a vida tem nos provado que ela manda no jogo, não nós, meros mortais. Somos apenas personagens miseráveis da história humana. Estamos fadados à todo tipo de sofrimento. A vida não quer alguém sensível, que quebre ao menor contato.
O que resulta numa lição importa: Seja forte. Sempre, independente do caso. As pessoas morrem todos os dias, e a vida não para. Ela não espera que nos recuperamos de cada tombo. Não que devamos ser pessimistas, pelo contrário, devemos acreditar no que está ao nosso redor, mas ciente de que o próximo tombo está por perto. 
Acima de todas essas feridas, a vida não quer ser desacreditada, e não devemos fazer isso. Acredite na felicidade, acredite nas utopias estranhas que rodam em cada pensamento. 
Tem uma frase do livro que é muito marcante para mim, e creio que vocês não se arrependerão de lê-la: "Você pode contar a sua história da maldita maneira que quiser. É o seu solo."
E assim termino dizendo: Façam o que acreditam. Façam o que o coração de vocês sentem. Acima de tudo, nunca desacredite da vida, ela é especial, e tenho certeza que reserva o enredo de um romance clássico de sucesso para cada um de nós.
Porque, meus caros, o céu está em todo lugar, juntamente com a nossa felicidade.
Um abraço, e até a próxima!








Um comentário:

  1. *-* owwwn' eu estou doida pra ler esse livro <3 há meses!
    Eu tentei comprar ele na Black Friday, mas não estava com desconto, e acabei escolhendo outros. Ouço falar muito dele e a sinopse me conquistou de cara *-*
    Ótima resenha, bom saber que o livro te conquistou também e foi uma de suas melhores leituras ;) Linda resenha! Me deu mais vontade ainda de ler .. rs

    Beijos
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com
    PS: seguindo teu blog! o/

    ResponderExcluir