11.11.13

O Fabuloso Destino De Amélie Polain - Cinematizando #11


Oi gente! Como todo mundo já sabe segunda é dia de Cinematizando o/. Isso mesmo reúna a vizinha, a sogra, o cachorro e o papagaio, que a coluna mais amada em terras tupiniquins tá de volta todosgrita!
E hoje vamos resenhar o francês "O Fabuloso Destino De Amélie Polain" (França, 2001)


Antes de mais nada, só uma coisinha : Se sintam amados, pois eu deveria estar estudando e não aqui u.u.
Voltando ao filme, muita gente pode tá reclamando, mais ou menos desse jeito : "Isso é filme de menina fresca de tumbrl...mimimimi... dormi só com o trailer ... mimimimim". E, gente, eu não poderia concordar mais.
O filme tem durante toda a sua extensão um ar hipster, que menina rica com iPhone adora tirar foto e, milhares de horas no AfterLight depois, e postar no insta/tumbrl/vine/qualquerredesocialdemeninafrescaeencalhada..
Porém, isso não é exatamente um defeito se levarmos em conta a história, super complicadinha mas bem divertida, que não poderia ter um ar melhor.
A fotografia é esplêndida ( que palavra gay essa ) e todos os atores são demais, principalmente a Audrey Tautou ( de Coisas Belas e Sujas ).
But, não dá para falar desse filme sem citar a trilha sonora, ela é hors concours ( não vou perder meu tempo explicando o que é, vão no google)

Você vai ficar com esse toque na cabeça o resto da sua vida,  e não pense que eu tô brincando.

"Mas do quê o filme se trata?" Lispector, leitor.
É complicado... São muitas histórias entrelaçadas, não necessariamente complicadas, que formam o filme, mas basicamente é isso : "O filme conta a história de Amélie, uma menina que cresceu isolada das outras crianças. Isso porque seu pai achava que Amélie possuia uma anomalia no coração, já que este batia muito rápido durante os exames mensais que o pai fazia na menina. Na verdade, Amélie ficava nervosa com este raro contato físico com o pai. Por isso, e somente por isso, seu coração batia mais rápido que o normal. Seus pais, então, privaram Amélie de frequentar escola e ter contato com outras crianças. Sua mãe, que era professora, foi quem a alfabetizou até falecer quando Amélie ainda era menina. Sua infância e a morte prematura de sua mãe influenciaram fortemente o desenvolvimento de Amélie e a forma como ela se relacionava com as pessoas e com o mundo depois de adulta.
Após sua maioridade, mudou-se do subúrbio para o bairro parisiense de Montmartre, onde começou a trabalhar como garçonete. Certo dia, encontra no banheiro de seu apartamento uma caixinha com brinquedos e figurinhas pertencentes ao antigo morador do apartamento. Decide procurá-lo e entregar o pertence ao seu dono, Dominique, anonimamente. Ao notar que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e remodela sua visão do mundo.
A partir de então, Amélie se engaja na realização de pequenos gestos a fim de ajudar e tornar mais felizes as pessoas ao seu redor. Ela ganha aí um novo sentido para sua existência. Em uma destas pequenas grandes ações ela encontra um homem. E então seu destino muda para sempre." Fonte : Wikipédia ( pois eu sou um blogueiro preguiçoso ).
Do filme também saem muitas frases memoráveis, que fazem qualquer Padawan questionar o sentido da vida.
Aqui algumas : 
"Amélie se refugia em um mundo inventado por ela."

"A vida é divertida. Para uma criança, o tempo é eternidade. De repente, você tem 50."

"Eu sei que o estranho na foto é um fantasma...é invisível."

"A ansiedade sobre a passagem do tempo nos faz falar sobre o tempo."
Enfim, são muitas.

Nota : 8,0/10
Vale a pena?: Sim, meu jovem Anakin, não perca tempo e vá correndo assistir( nem vendendor da polishop faria um slogan melhor)

Então é isso, até quarta, e não esqueçam as sugestões nos comentários :)

3 comentários:

  1. ♫ tutun nenane tutun nenane ♫

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que a preguiça não mata, né Lucas ? rsrs

    ResponderExcluir
  3. Psé, senão eu já teria morrido a mais tempo do que a fama da Lindsay Lohan.

    ResponderExcluir